sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Texto: As origens da Costura - Cosac & Naify. 2009

     A valorização da profissão de costureiro no século XIX, é destacada primeiramente por Charles Frédéric Worth, que através de suas revoluções na moda eleva o status de sua própria profissão. Se com Worth surgiu a alta costura, com Paul Poiret surgiu a diversificação das profissões de moda, pois ele criava para todos os ramos da indústria do luxo: decoração, perfumes, renda, tapeçarias. Já Jacques Doucet se inspirava em movimentos artísticos, como o impressionismo, em suas criações.
      A costura e a confecção só se distinguem claramente em 1910, quando a costura trata de definir suas regras. Resumidamente, a costura enfatiza o luxo e a confecção o lucro.
     Em 1905, surgem os primeiros desfiles para apresentação de coleções, através da iniciativa de lady Duff-Gordon, tornando-se um recurso importantíssimo no mundo da moda.
     Durante a guerra, apesar de tantos empecilhos, a moda resiste bravamente até o final, tornando-se assim uma das maiores e mais lucrativas indústria do mercado atual.



Foto de Rose Bertin, nomeada "ministra da moda".  ... executa os desejos da rainha Maria Antonieta usando sua manifesta influência junto a ela para tocar o seu comércio (GRUMBACH, Didier. História da moda, São Paulo: Cosac & Naify.2009).


















Cena do filme Maria Antonieta. Vestido feito por Rose Bertin, primeira ministra da moda.















Criações de Worth (1887 e 1889).

"Meu trabalho", diz ele, "não é apenas executar, mas principalmente criar. A criação é o segredo do meu sucesso. Não quero que as pessoas encomendem suas roupas. Se encomendassem, eu perderia metade de meu comércio". Ou ainda:"A revolução de 1870 é pouco se comparada à minha revolução, eu que destronei a crnolina". GRUMBACH, Didier. História da moda. São Paulo: Cosac & Naify. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário