quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Recessão e Escapismo-1930-1938

O " crash'' da bolsa de Nova York desestruturou a indústria das alta moda francesa, que dependia das exportações para os Estados Unidos. Com poucas encomendas, muitos costureiros, alfaiates, modistas e bordadeiras tiveram que ser demitidos,os estilistas reduziram seus preços e adaptaram-se à tecidos mais baratos.
Com a crise, os estilistas abandonam o estilo La Garçonne por roupas mais suaves, esculpidas,que acentuace os contornos  femininos, e em conseqüência, os corpetes mais frouxos, as saias levemente rodadas,as bainhas começaram a variar conforme o horário.

1931 x 2010
Modelo de Madeleine Vionnet, em 1931 e hoje. No início deste ano a marca Vionnet voltou a atuar no mercado de moda, resgatando o estilo da estilista que marcou a moda no início do século XX. Mais uma vez, Vionnet faz vestidos com drapeados e tecidos fluidos, ressaltando a feminilidade como poucos.


A grande inovação da época foi o vestido de noite de costas descobertas até abaixo da cintura, permitindo o uso de roupas de baixo mínimas.Os vestidos, em tecidos lisos, como cetim e charmeuse, em tons marfim e pêssego, recebiamcorte enviesado e drapeados bem suaves.































A beleza, agora, estava associada à saúde. A mania era tomar banho de sol nas montanhas, freqüentar clubes de esportes, de saúde. Naturistas foram estabelecidos para aprimorar corpo e espírito;os óculkos escuros se tornavam muito desejados.
 Os filmes de Hollywood exerceram grande influência na moda da década. Os produtores e estilistas faziam roupas inspiradas em grandes clássicos do cinema americano, muitos homens buscavam dicas sobre roupas em grandes astros como Ronald Colman, Cary Grant e Gary Coopes.
O traje cinematográfico mais famoso da década foi o vestido de noite, com mangas e babados, criado por Adrian para Joan Crauford, no filme de 1932, Letty Lynton.


Joan Crawford,no filme Letty Lynton,um dos estilos mais copiados da década de 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário